domingo, 30 de outubro de 2011

Jardins em taludes

Taludes são terrenos inclinados onde a escolha das plantas merece maior atenção. Algumas espécies como a bananeira foram durante muitos anos usadas para conter o talude. Hoje sabemos que a bananeira não cumpre essa função pois seus caules subterrâneos abrem espaço sob a terra facilitando a erosão.
Quando a intenção, além de impedir a erosão , é ornamentar , várias espécies podem ser usadas como o Jasmim amarelo (Jasminum mesnyi), Agaves (Agave spp), Grama amendoim (Arachis repens) e , se a inclinação permitir, um belo gramado é uma boa opção. Arbustos como a Azaleia (Rhododendron sp) e a Gardênia (Gardenia jasminoides) podem ser distribuídos sobre o gramado colorindo o jardim. Porém , no caso de grandes taludes muito inclinados um especialista em solos deve ser consultado para que o trabalho de plantio não seja perdido com a primeira chuva forte.











Nesse talude pouco inclinado foram usados Lírios (Hemerocallis flava), Azaleias vermelhas (Rhododendron spp) e Gardênias (G. jasminoides). Um Ipê branco (Tabebuia roseo-alba) contrabalança o volume dos belos Jatobás do cerrado (Hymenaea stigonocarpa) no lado esquerdo, já existentes no local.






Aqui, na parte inclinada foram usadas as espécies Agave (Agave atenuata), Fórmios verdes (Phormium tenax) e Moreias (Dietes bicolor).










TEXTO DA PAISAGISTA MARGARETH COSTA
margarethecosta@hotmail.com










Um comentário:

Leone Gomes disse...

Primeiro parabéns pelo blog, é um bom espaço para troca de informações. O processo de estabilização de taludes desta forma é sem dúvida uma alternativa muito segura e de baixo custo, agora imagine realizar o mesmo procedimento após a estabilização em lona de concreto, esse é um novo método que vem sendo utilizado em larga escala em 34 países e agora chegando ao mercado Brasileiro, é utilizada uma nova tecnologia de mantas de concreto flexível impermeabilizantes, espero que conheça e goste, contenção é feita em 48 horas com 100% de cura e estabilização.